As gritantes diferenças entre José Mujica e Lula da Silva

Resultado de imagem para José Mujica presidente uruguaio

Quando Luís Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República do Brasil, em 2002, milhares de brasileiros e estrangeiros esperavam que o petista fosse cumprir todas as promessas que, por décadas, vinha fazendo dos palanques, em centenas de cidades brasileiras: a de implacável combate à corrupção e aos corruptos. Eu mesmo, ainda um jovem profissional, com pouco tempo no Jornalismo, ouvi do próprio Lula, durante visita dele à Belém do Pará, esta promessa. E as palavras daquele líder, à época, encheram meu jovem coração de esperanças sobre um futuro mais digno para nós, e claro, para as gerações vindouras — a de nossos filhos e netos.
Infelizmente, ao tomar posse e assumir o poder, Lula foi — e é — uma grande decepção para muitos de nossa geração. A geração que hoje navega entre os cinquenta e os sessenta anos de idade. Esta que não lutou contra a ditadura militar, na guerrilha do Araguaia, mas, atuou intensamente nos bastidores para que os partidos de esquerda saíssem da clandestinidade, que festejou nos campus universitários o surgimento do Partido dos Trabalhadores, que foi para as ruas reivindicar diretas já, que pintou a cara para gritar “Fora, Collor!” Lula frustrou os sonhos dessa geração, e este, sem dúvida, foi (e é) o seu pior crime.
Então, acompanhando hoje a projeção internacional alcançada por um político uruguaio que presidiu seu país com irrepreensível conduta ilibada, e é admirado mundialmente por se portar com decência, parcimônia, dignidade e transparência no comando de seu país, volto-me para dentro de meu próprio país e, sinceramente, envergonho-me de ser brasileiro diante de tanta injustiça, roubalheira e pilantragem espraiada por todos os segmentos sociais. E penso que se Lula tivesse se comportado — pelo menos um pouquinho — como José Mujica, o Brasil não estaria chafurdando neste lamaçal de desonestidade e cinismo exibido diariamente através dos noticiários.
Por isso, tornei-me fã deste grande líder mundial: José Mujica.

Estas entrevistas comprovam a coerência deste ícone da política mundial

Antiga

Recente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s