“Pirateiro” de Macapá comemora decisão de magistrado mineiro

RETROCESSO - Comércio de geringonças MADE IN CHINA ou de DVD's piratas entrou em queda livre após advento da Internet
RETROCESSO – Comércio de geringonças MADE IN CHINA ou de DVD’s piratas entrou em queda livre após advento da Internet
DA REDAÇÃO

Em maio de 2011, quando desembarcou em Macapá procedente do município de Luís Domingues, distante 304 quilômetros de São Luís (MA), o pedreiro Adailton Pontes, 32 anos, planejava empregar-se em alguma empreiteira e ganhar a vida sem maiores dores de cabeça. Passados cinco anos, os projetos acalentados em quase cinco dias de viagem não se realizaram no todo. O emprego, ele conseguiu. Mas, o salário minguado era insuficiente para sustentar a família (mulher e dois filhos). Então, a convite de um amigo decidiu enveredar para o mercado informal – e à época ilegal. Tornou-se vendedor ambulante de produtos piratas (entre eles CD’s e DVD’s).
Pontes já chegou a vender quase 40 DVD’s genéricos em uma semana, a R$ 5,00 cada. “Foi quando o [filme] ‘Tropa de Elite’ estourou”, lembra ele. Por dois meses, garantiu faturamento elevado com a história do polêmico “capitão Nascimento” (personagem interpretado no cinema pelo ator Wagner Moura) e chegou a economizar o suficiente para comprar seus próprios lotes de CD’s e DVD’s piratas. Ou seja, deixou de depender do intermediário. “Realizei o sonho de ter meu próprio negócio”, festejou.
Hoje, com milhares de sites dispondo na Internet todo tipo de música grátis, o negócio de Adailton minguou. Ainda assim, ele vem conseguindo sobreviver devido à diversificação da atividade, ofertando outros produtos ditos importados como carregadores portáteis de celular. (Leia Mais Em Cidade)

Os prós e contras da pirataria:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s