Donos de clínica são presos em MCP acusados de tortura contra pacientes

CONFIRMADAS - Promotora Andrea Guedes coletou depoimentos que confirmam a prática de violência emocional, física e psicológica na clínica de reabilitação
ABUSOS – Promotora Andrea Guedes coletou depoimentos que confirmaram a prática de violência emocional, física e psicológica na clínica de reabilitação

O Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Amapá (NIMP), em parceria com a Polícia Civil do Estado, realizou uma operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão no Centro de Reabilitação Macapá, localizado no bairro Brasil Novo. Os proprietários Iran Célio Marinho Brito e Francisco Charles Marinho Brito foram presos em flagrante pelo crime de tortura.
Havia 42 internos, sendo seis adolescentes e a investigação iniciou há seis meses, após inúmeras denúncias de prática de tortura no local
Segundo o delegado da Polícia Civil, que deu suporte a operação, Celso Pacheco, diversos instrumentos, supostamente de tortura, foram encontrados no local, como algemas, spray de pimenta, palmatória, além de seringas e medicamentos controlados vencidos.
“Nós nos reunimos com os internos e conversamos longe dos monitores e dos proprietários da clínica sobre os acontecimentos, e todos foram uníssonos em nos relatar as situações de violência emocional, física e psicológica que sofreram diante de qualquer dificuldade em cumprir o que é chamado por eles de regras do local. Diante disso, iremos seguir com as investigações e definir o futuro dos internos da melhor maneira possível”, explicou a promotora de Justiça Andrea Guedes, coordenadora do NIMP.
A Vigilância Sanitária de Macapá também acompanhou a ação para averiguar as condições de salubridade no local. O referido laudo e as informações colhidas ao longo do dia subsidiarão o inquérito em andamento.
Sem alternativa para mudança de local, alguns internos permanecerão no Centro, mas sob os cuidados de outros monitores. O MP-AP fará o acompanhamento, junto às famílias, para evitar que as mesmas práticas voltem a ocorrer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s