Vida às margens da natureza na região do Maracá

COMUNIDADE - Aspecto geral da vila, ponto principal de uma região que abriga pelo menos 100 famílias afrodescdendentes. Vila isolada da Fortaleza, separada de Conceição a cerca de uma hora de canoa a motor pelo rio Maracá. Escola municipal oferece ensino de 1ª a 4º série do ensino fundamental em condições precárias
COMUNIDADE – Aspecto geral da vila, ponto principal de uma região que abriga pelo menos 100 famílias afrodescendentes. Vila isolada da Fortaleza, separada de Conceição a cerca de uma hora de canoa a motor pelo rio Maracá. Escola municipal oferece ensino em condições precárias

Um ramal de aproximadamente 14 quilômetro, na altura do quilômetro 140 do eixo Sul da BR-156 (Macapá – Laranjal do Jari) separa Macapá da comunidade de Conceição do Igarapé do Lago do Maracá, na região do Maracá, no município de Mazagão. Trata-se de um vilarejo isolado na região de Maracá, uma comunidade isolada, cercada por outros vilarejos: Mari, Fortaleza e Joaquina.
Nelas, vivem mais de 100 famílias, cuja história está ligada à colonização de Mazagão. São locais onde a vida se renova junto à natureza, com suas matas e igarapés. “Aqui, temos o peixe, a caça e a agricultura para garantir a nossa sobrevivência. O rio e a floresta nos dão a vida”, conta o pescador Hamilton Ferreira, de 43 anos, morador de Conceição, relatando ainda que o maior sonho dos agricultores da região era poder aumentar a produção de farinha de mandioca para vender na cidade.
Em Conceição do Igarapé do Lago do Maracá, energia elétrica somente com um pequeno gerador, que funciona de 18h30 às 22h30. A renda tem como base os programas sociais do governo, mas a agricultura e a pesca começam a se desenvolver.
Na cultura, o ponto forte é a celebração da festa de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro , com a realização de folias, como acontece em outras comunidades de Mazagão. A região é conhecida pelos achados arqueológicos das urnas Maracá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s