Todos somos mulheres

Emanoel Reis

No coração, Deus é feminino. Sim, primeiro Ele fez a mulher, caprichou nas formas, aparou aqui, tirou dali, e com o que sobrou fez o homem só para não jogar barro fora. Tanto é assim que mulher em aramaico significa MELHOR. Melhor porque pura, criança e bela. Que caminha ao sopro dos ventos, e que tem a única emoção da vida nela.
Afinal, ninguém mais merece tanto amor e amizade, poesia e sinceridade, alegria e serenidade. Dentro da mulher a vida fere mais fundo e mais fecundo, principalmente no instante do parto, quando ela é como a água explodindo em convulsão, a terra vomitando cólera, a lua parindo (…) [esperança].
Quem vive a ilusão de que ser homem basta para ser feliz, certamente ainda não percebeu que sua porção mulher, até então resguardada, é a melhor parte em si. Só aí compreenderá a importância de ser verão no apogeu da primavera e, feito um super-homem, restituirá a glória de mudar, como um deus, o curso da história por causa da mulher.
Mulher, sexo frágil?! Que mentira absurda!!! Eu, que faço parte da rotina de duas delas, sei que a força está com elas. Embora ultimamente venham tentando dissimular sua peculiaridade, assumindo atitudes e fazendo coisas (como dirigir grandes empresas e xingar a mãe do motorista ao lado) impensáveis há alguns anos.
De suposta cria de costela, tornou-se alma gêmea, fêmea, namorada, companheira, amiga, amada, amante. Superior, passou a bradar nas ruas que só pode ser conquistada com carinho, afeto e sinceridade. E não ficou apenas na retórica. Começou a dizer mais sim do que não, mesmo sendo por uma coisa à toa, uma noitada boa, um cinema, um botequim.
Mais independente, a mulher está ditando as regras nas relações. Às vezes, passa de presa à predadora e, caso o parceiro escolhido tenha renda, aceita uma prenda, qualquer coisa assim. Pode ser uma pedra falsa, um sonho de valsa ou um corte de cetim. Então, é capaz de fazer todas as vontades dele, sussurrar meias verdades, torná-lo vaidoso. No entanto, seja ele quem for, na manhã seguinte, não conta até vinte, bate a porta e vira a página.
A mulher tem razão em agir assim. Uma outra lenda informa que o homem é produto de um processo evolutivo que começou com a primeira ameba a sair do mar primevo, e que por isso descende de uma linha direta de primatas, tendo passado por várias fases até atingir o seu estágio atual. Claro, é absurdo pensar que a mulher descende do macaco. A minha mãe, não!!!
E aqui vai um aviso aos homens que, acreditam, podem pisar no coração de uma mulher com coturnos, sapatilhas de arame, pés descalços sem pele ou alpercatas de aço: vocês foram criados com o resto do barro usado por Deus para fazer a mulher. Logo, um dia também foram mulheres.

Obs.: Para compor esta crônica, fiz uma colagem de algumas letras musicais e de textos renomados: Feminino Coração de Deus (Sérgio Sampaio), Origem da Mulher (Luís Fernando Veríssimo), Elegia Desesperada (Vinícius de Moraes), Super-Homem, a Canção (Gilberto Gil), Mulher (sexo – frágil) (Erasmo Carlos/Narinha), Sob Media e Folhetim (Chico Buarque) e Mulher Eu Sei (Chico César).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s