A dúvida como instrumento da fé

Nos meus tempos de seminarista, ouvi de um professor de Introdução Geral à Sagrada Escritura uma frase que causou muita polêmica naquele dia: “a dúvida é o princípio da fé”. Em seguida, ele tentou explicar o enunciado. A emenda saiu pior. Teve quem se escandalizasse e deixasse a sala indo direto à reitoria denunciar o indigitado. Quanta intolerância e estreiteza de visão!!! E tudo porque eu vinha perguntando sobre a natureza humana de Jesus Cristo. Jesus Cristo era (e é) Deus, mas, como homem sentia as mesmas necessidades dos outros homens?! Sim!! Logo, ele defecava?! Sim, claro!! Também mijava?! Sim!! Então, também desejava as mulheres?! Não, isso não!! E por que?! Eu quis saber. Ele, então, me olhou com ar irritado, porém, paternal e tascou a tal frase. A partir daí a dúvida virou instrumento da minha fé. Tenho ouvido muitas teorias sobre um possível envolvimento de Jesus Cristo com Maria Madalena. E muitos me perguntam sobre o que penso a respeito. Somente muitos anos depois entendi o que o professor quis dizer com “a dúvida é o princípio da fé”. Para mim, Jesus Cristo é um exemplo a ser seguido e imitado. E a minha fé nEle suplanta qualquer dúvida. Se foi ou não casado com Maria Madalena, minha fé continua inabalável. Na pior das hipóteses, pensemos que apenas deixou fluir a humanidade inerente nEle. Ou seja, foi humano demasiado humano. E isso não reduz a grandeza universal do personagem. O ceticismo também é um princípio de fé. Ambos se completam. É como o tudo e o nada. Não subsistem separados. Se há um tudo é porque antes existiu um nada. É como o perdão. Não existiria sem o erro. A dúvida conduz à busca pela certeza. Aliás, a dúvida é o princípio de toda ciência.

Deixe um comentário

