Atriz de Valor descrita em texto magistral

A reportagem “Atriz, do princípio ao fim”, do caderno de cultura “EU & Fim de semana” do jornal Valor Econômico da sexta-feira e fim de semana (21, 22 e 23 de outubro) é para se guardar por muito tempo, precavendo-se, é claro, contra os cupins (os insetos e os “outros”; esses outros” são aqueles/as que te visitam e acabam levando “sem querer querendo” revistas, suplementos, recortes…).
O texto do jornalista Robison Borges é primoroso. Do tipo inspirador. Me transportou à minha adolescência, do tempo em que eu sonhava escrever igual aos grandes autores (Machado de Assis, Ernest Hemingway, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Eça de Queiroz, Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade…) Pretensão?! Nada disso!! Quando se é jovem, sonha-se com o impossível e não se tem nada. Mas, pelo menos se tem tempo.
Também me fez lembrar do porque larguei Psicologia para ingressar no nascente curso de Comunicação Social na UFPA. No início, ambicionava produzir grandes reportagens, construídas com textos irretocáveis a partir de contextos meramente teóricos. Logo descobri que “grandes reportagens e textos irretocáveis” são resultados de muita transpiração. Teoria e Práxis.
A atriz do “À mesa com valor” é Fernanda Montenegro. São seis páginas de intensa magia. Pura lição de como extrair o melhor da vida mesmo nas adversidades. Aos 82 anos, Fernanda é admirável. Me chamou atenção o parágrafo em que ela fala da criação dos filhos (Cláudio e Fernanda Torres):
“Criei meus filhos, juro por Deus, sem obrigação de Natal, sem obrigação de religião, sem obrigação de Dia das Mães, Dia dos Pais. Mas a verdade é que a força cultural que está em volta é tão grande que fico feliz de ter um Natal com eles, fico feliz de ter Ano Bom com eles, fico feliz quando eles se lembram do Dia das Mães. A gente vai vivendo e essas celebrações ficam necessárias. Isentas de presentes…”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s