Senador pagou testemunhas no caso Capiberibe

Dois ex-funcionários de emissoras de rádio e TV da família do senador Gilvam Borges (PMDB-AP) disseram ao Ministério Público Federal do Amapá que o político comprou as duas principais testemunhas do processo que resultou na cassação dos mandatos de João e Janete Capiberibe (PSB).
Os depoimentos do jornalista Hélio José Nogueira Alves, ex-assessor de imprensa do senador, e da ex-secretária Veranilda Araújo Rodrigues, prestados na semana passada, reafirmam a versão do cinegrafista Roberval Coimbra Araújo, também ex-funcionário de Gilvam.
Em julho passado, Araújo disse que o senador o mandou oferecer a duas pessoas casa, carro e uma mesada de R$ 2.000 para dizerem à Justiça Eleitoral que receberam R$ 26 para votar no casal Capiberibe, em 2002.
Com base nos testemunhos de Maria de Nazaré Oliveira e Rosa Saraiva dos Santos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou, em 2005 e 2006, os mandatos de Capiberibe e Janete no Senado e na Câmara, respectivamente.
Gilvam, que havia ficado em terceiro lugar, assumiu uma cadeira no Senado.
Em 2010, o casal se elegeu novamente, mas foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Gilvam, outra vez em terceiro, continuou no Senado.
Ele e as duas testemunhas contestam a acusação.
COOPTAÇÃO
No último dia 1º, o jornalista Hélio Alves disse, segundo a transcrição do depoimento, que “Rosa e Nazaré foram pagas para formalizar as denúncias de que teriam sido cooptadas para votar em João e Janete Capiberibe”.
À FolhaAlves disse que não falou antes porque fazia parte do “grupo” de Gilvam.
A ex-secretária Veranilda Rodrigues disse que recebeu dinheiro de Geovane Borges, irmão do senador, para comprar as casas.
A Procuradoria investiga o suposto crime de falso testemunho de Nazaré e Rosa.
OUTRO LADO
Gilvam Borges não respondeu ontem às perguntas enviadas pela reportagem sobre os depoimentos de ex-funcionários de emissoras de rádio e TV de sua família.
Nota enviada pela assessoria do senador diz que o jornalista Hélio Alves e o cinegrafista Roberval Araújo fazem “armação escusa”.
“O mesmo Araújo […], oito anos depois, quer testemunhar em favor de João Capiberibe em um processo que já transitou em julgado”, diz a nota, referindo-se ao processo que resultou na cassação de Capiberibe em 2005.
Em outras ocasiões, Gilvam negou ter comprado testemunhas no caso Capiberibe e chamou Roberval Araújo de “bandido”.
A reportagem procurou o empresário Geovane Borges na TV Tucuju, mas a atendente afirmou que ele estava em reunião fora da empresa e não poderia falar.

KÁTIA BRASIL – FOLHA.COM

09/02/2011

Anúncios

Um comentário em “Senador pagou testemunhas no caso Capiberibe

  1. HA MUITO TEMPO ESTE BANDIDO E SUA FAMILIA VEM PERTURBANDO A VIDA DAS PESSOAS SÉRIAS NO AMAPÁ.E CONTURBANDO O PROGRESSO DO ESTADO.ESTE CARA QUE DIZ “SENADOR” É O FAMOSO “ANDARILHO MENTIROSO”.E O UNICO OBJETIVO QUE ELE QUERIA NA POLITICA JA CONSEGUIU:ROUBAR O ESTADO E JUNTO COM SEU BANDO MONTAR CENTENAS DE “RADIOS COMUNITARIAS”,QUE DE COMUNITARIA N AO TEM NADA,JA VIROU RADIOS DA POLITICAGEM SUJA DO ESTADO,ONDE SEUS PUXA SACOS DESSAS RADIOS SAO ELOS DE LIGAÇOES COM O POVO PARA TRANSMITIR SUAS MENTIRAS.MAS, DEIXA ESTAR QUE O NOVO MINISTRO(LUIZ FUX) QUE VAI JULGAR ESTE PROCESSO DA FICHA LIMPA, VAI POR ESTE CARA FORA DO CENARIO DA VIDA PUBLICA,QUE POR DUAS VEZES ROUBOU OS ELEITORES SERIOS DO AMAPÁ.NAO SO EL, COMO TAMBEM SUA FAMILIA QUE NAO SABEM FAZER NADA, A NAO SER DEPENDER DAS FARSAS DELE,TAMBEM VAO ESTAR EM BREVE LIMPANDO RUAS EM MACAPÁ, E QUANTO SEUS PUXA SACOS DOS INTERIORES,VAO VOLTAR A COMER BUNDA DE SAUVA COM FARINHA.FALANDO EM INTERIOR DAQUI VAI UM RECADO A UM PUXA DESSE CARA LA DO JARI.QUE NAO SABE FAZER PORRA NENHUMA, A NAO SER EXTORQUIR DINHEIRO DE PREFEITOS E DE EMPRESAS DAQUELA REGIAO.TEUS DIAS ESTAO SENDO CONTADOS PERNA DE SUÍ,BASTA O BARBUDO MENTIROSO CORRER FORA DE BRASILIA,QUE NAO VAI TER MAIS VOLTA PRA ELE NAO,O POVO DO AMAPÁ DETESTA ESTE CARA.POIS, A HORA CHEGOU A VAGA É DE FATO E DE DIREITO DO CAPI…E TU AI DO JARI VAI VOLTAR A SER GIGOLÔ DE NOVO E VAI VOLTAR A COMER ACARI DE LA DE ONDE TU VEIO!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s