Acima da lei

Empresa no topo das que mais desrespeitam direitos trabalhistas

Há pouco mais de sete anos estabelecido no Amapá, o Supermercado Y.Yamada, comandado pelo empresário Fernando Yamada, se mantém no topo das empresas que mais receberam multas trabalhistas em 2009. Segundo informações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AP), o montante a ser pago pelo poderoso grupo empresarial, chega a quase R$ 1 milhão. A assessoria jurídica da empresa não comentou a informação, tampouco o Departamento de Marketing. Ambos funcionam na loja do grupo localizada na avenida Manoel Barata, esquina com a travessa Frutuoso Guimarães, Campina, Belém/PA.

As multas aplicadas contra o Grupo Y. Yamada, em Macapá, são resultados de denúncias de ex-funcionários cujos direitos trabalhistas foram ignorados ou deixaram de ser cumpridos. No entanto, há casos de empregados trabalhando além do horário estabelecido na CLT (ou conforme convenção entre lojistas e comerciários). Da mesma forma, há quem não tenha direito à almoço, vale-transporte, tampouco ao lanche matinal ou vespetino. Outros direitos igualmente são negados aos trabalhadores e trabalhadoras da Y. Yamada segundo consta no relatório elaborado pelos fiscais do trabalho ao longo dos últimos 15 meses.

Um dos financiadores da campanha do ex-governador Waldez Góes ao Governo do Amapá, em 2002, o Grupo Y. Yamada se estabeleceu em Macapá quatro meses após a eleição do pedetista. Chegou com ares de querer açambarcar o setor de supermercados no Estado, postura que não surpreendeu os concorrentes locais (supermercados Fortaleza, Santa Lúcia, Sorriso…). A inauguração das lojas do grupo atraiu conhecidas estrelas do mundo empresarial belemense, além de jornalistas e executivos dos grandes jornais do Pará, a exemplo do diretor de Marketing das Organizações Romulo Maiorana, Guarany Júnior.

Anúncios

Um comentário em “Acima da lei

  1. POR QUE O GRUPO Y. YAMADA NAO TEM UM SITE PROPRIO???? ATE O GRUPO LIDER QUE ESTÁ FAZENDO APENAS 45 ANOS TEM SITE E A VISÃO TEM ATÉ FACEBOOK ALÉM DE TWITTER!!!! AFINAL, POR QUE A YAMADA NAO ESTÁ NAS REDES SOCIAIS?!?!? AFINAL, DO QUE ELES TEM MEDO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s