Dornelles, o desejado

Possível aliança entre PP e PSDB preocupa Lula

O senador Francisco Dornelles também é cortejado pelo PT

progressista cortejado
O dilema do senador Francisco Dornelles

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) exibiu seus dotes dramáticos fazendo trejeitos com os braços e as mãos ao ser informado de que o presidente nacional do Partido Progressista (PP), senador Francisco Dornelles (RJ) estaria propenso em aceitar ser vice na chapa do pré-candidato à presidência da República, José Serra (PSDB). Lula externou sua contrariedade contra a suposta aliança entre Dornelles e Serra, preocupado principalmente com o tempo de rádio e TV reservado ao PP no programa eleitoral, estimado em 1 minuto e 20 segundos. Para o presidente Lula, os tucanos estão cortejando o senador Francisco Dornelles exatamente por conta desses preciosos 80 segundos, avalia.

Leia matéria abaixo:

30/04/2010

Em meio a especulações, Lula quer conversar com Dornelles sobre vice de Serra

colaboração para a Folha

O presidente Lula decidiu chamar para uma conversa o presidente do PP, senador Francisco Dornelles, que está cotado a assumir a vaga de vice na chapa de José Serra (PSDB) à Presidência.

No entender do Planalto, deputados do PP alimentam a especulação de que Dornelles pode ser vice de Serra para aumentar o poder de barganha na liberação de verbas. Em entrevista à rádio Gaúcha, Dornelles não confirmou nem desconfirmou: “Não há política sem histórias. E, quando elas ganham força própria, não adianta confirmar nem desmentir”.

A chance de o PSDB convidar e de Dornelles aceitar, acrescentando cerca de um minuto e meio ao tempo de TV de Serra, é hoje maior do que a campanha de Dilma gostaria de admitir.

Dornelles vem afirmando que a última avaliação oficial do partido, feita no ano passado, mostrava uma maior tendência a Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência.

O PP é cortejado pelo PT e pelo PSDB, especialmente pelo seu tempo no programa eleitoral de rádio e TV –estimado em cerca de 1 minuto e 20 segundos. O PSDB cogita a possibilidade de oferecer a vice-presidência para conquistar o apoio do partido, enquanto o PT trabalha nos bastidores para manter a fidelidade da legenda a Dilma.

Diante da possibilidade de Dornelles ser vice de Serra, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), pré-candidato à reeleição, começa a avaliar o impacto no cenário local caso essa aliança venha a ser celebrada. Para o governador amapaense, que é cortejado pelo PT da deputada Dalva Figueiredo e pelo PDT do ex-governador Waldez Góes, seria um tirombaço no próprio pé.

Primeiro, ele teria de cumprir determinação em nível nacional de apoiar todos os candidatos do PSDB no Amapá, incluindo nesse bojo, é claro, o pré-candidato ao governo do Amapá, deputado estadual Jorge Amanajás, seu oponente direto na disputa pelo Palácio do Setentrião. Segundo, numa possível desobediência às diretrizes do partido Pedro Paulo corre o risco de ficar isolado, sem apoio de ninguém. Porque Dalva, que é pró-Dilma desde “gitinha”, não subiria no palanque dele. Aliás, possivelmente nenhum petista faria isso. Rompendo com o PP, o governador também estaria selando sua (má) sorte, entregando o próprio pescoço ao cutelo do carrasco.

Até o momento, ninguém do governo externou qualquer opinião sobre o assunto. Fontes próximas a Pedro Paulo afirmaram que até às 11h42 de sexta-feira, 30 de abril, ele desconhecia completamente o assunto. Afirmaram que o governador e as demais lideranças do PP, como os deputados estaduais Edinho Duarte e Leury Farias, igualmente não tinham nenhuma informação referente às conversas entre Dornelles e Serra. Evidente que não se pode creditar uma informação dessa. A de que proeminentes figurões do PP no Amapá estão ao largo de articulações tão amplas cujos resultados podem influir, sim, nos projetos políticos de cada um deles. É claro que estão sabendo, mas, por enquanto, preferem acompanhar o desenrolar dos acontecimentos à distância. E torcendo para que Dornelles caia na lábia de Lula da Silva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s