Encruzilhada

Partido de Pedro Paulo pode se unir ao PSDB de José Serra

Governador do Amapá pode ser obrigado a apoiar o tucano Jorge Amanajás

O senador Francisco Dornellles (PP-RJ) está empolgado com a possibilidade de sua indicação para compor chapa com o PSDB de José Serra como pré-candidato à vice-Presidência da República. O cálculo dos defensores da aliança é simples: na chapa de Dilma Rousseff, o PP entraria como mero coadjuvante – com menos importância que PMDB, PSB, PR – enquanto na chapa tucana apresentaria o vice-presidente. Assim, em caso de vitória do tucano, a legenda vislumbra amplos espaços no governo. Se o PP for embarcar na canoa de Serra há a possibilidade de o partido definir que o PP tem que fechar com os tucanos também nos Estados.

Nesse caso, a situação do governador do Amapá Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), que é pré-candidato à reeleição em outubro, se complica em todas as direções. A se confirmar Dornelles para ser vice na chapa do tucano José Serra hipoteticamente Dias de Carvalho teria que desistir de sua pré-candidatura para apoiar a do deputado estadual Jorge Amanajás (PSDB). Se resolver ignorar as orientações do partido para prosseguir com seu projeto político não poderá contar com a presença da deputada federal Dalva Figueiredo (PT) em seu palanque. Aliás, não terá o apoio de nenhum petista do Amapá.

Mas e em caso de vitória de Dilma? Bem, os defensores da chapa serrista acreditam que o PT seria obrigado a procurá-los para garantir maioria ampla no Congresso. Então, no pior cenário, a legenda garantiria espaços semelhantes aos oferecidos no governo Lula. Os entusiasmados por uma eventual candidatura de Francisco Dornelles à vice na chapa de José Serra tem espalhado que a história conspira a favor de uma chapa assim: desde a redemocratização, todos que foram eleitos presidentes tiveram um senador como companheiro de chapa. Tancredo Neves teve José Sarney; Fernando Collor foi de Itamar Franco; FHC escolheu Marco Maciel; e Lula apostou em José Alencar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s