Brasil brasileiro

 Ingleses avaliam desempenho da diplomacia brasileira

Comunidade internacional observa atenta as mudanças recentes

Um artigo intitulado “Um Ministério do Sol – Brasília” e publicado na edição de abril da revista inglesa Monocle, revela detalhes interessantes sobre a nova diplomacia brasileira e do quanto o mundo vem observando, com enorme interesse, os avanços conseguidos pelos brasileiros em todas as áreas. Sobre a recém-denominada “nova diplomacia” brasileira, comenta o artigo da publicação inglesa que o Brasil está exigindo ser ouvido na “mesa” internacional de negociações e que, nos últimos anos, vem usando com mais intensidade seus “joviais” músculos e cotovelos para cutucar, por enquanto suavemente, as “costelas” de países como os Estados Unidos da América.

O jeito informal do presidente Lula, prossegue o texto da Monocle, contribuiu sobremaneira para que o Brasil passasse a ser enxergado com olhos mais complacentes e, ao mesmo tempo, temerosos. Segundo a revista “(…) analistas ocidentais e brasileiros de classe média acham que o Brasil está se aproximando demais de países como o Irã, a Venezuela e a China, e ignorando tradicionais parceiros comerciais como os Estados Unidos e Israel. Do outro lado, diz o artigo, há os que acreditam que o país está simplesmente buscando o respeito que “essa nação próspera e rica em recursos merece” e que a promoção de novas alianças é um “inovador contrapeso ao poder norte-americano”.

Particularmente, tenho acompanhando as idas e vindas do presidente Lula pelo mundo. Concordo que tenham ocorrido avanços na diplomacia brasileira. Todavia, quando esteve no Oriente Médio Lula quase estraga o que foi construído com muita dificuldade e, ainda por cima, saiu de Israel com a imagem bastante arranhada. Mas, exceto esse episódio, na “era Lula” o Brasil passou a ser olhado com mais seriedade pela comunidade internacional – apesar dos escândalos envolvendo altos figurões da república brasileira. LEIA O ARTIGO NA PÁGINA NOTÍCIAS DA HORA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s