Crime Ambiental

Rio Amazonas agoniza por causa da poluição

Diariamente, dejetos e detritos são atirados no “rio-mar”

rio mar em perigo
Rio Amazonas sofre com a poluição diária

É cada vez mais alarmante o nível de poluição do rio Amazonas. E a responsabilidade por tão grave crime ambiental é da própria população que trabalha e reside às margens do maior rio do mundo. De uma ponta a outra da orla de Macapá, em especial nos trechos que circundam os bairros do Perpétuo Socorro, Santa Inês e Araxá, a transformação do “Amazonas” em lixeira pública fica evidenciada pela quantidade de detritos e dejetos humanos e de animas atirados indiscriminadamente nas águas do rio. E apesar dos atos criminosos praticados por quem deveria zelar pelo principal cartão postal da capital amapaense, ou seja, os próprios munícipes, até agora as secretarias do Meio Ambiente (municipal e estadual) se mantêm em conveniente distância do problema.

Debates infrutíferos

Em abril do ano passado, a Câmara Municipal de Macapá realizou audiência pública para debater a poluição do rio Amazonas. Ao final do encontro, os vereadores formalizaram um documento constando estudos e soluções para reduzir os índices de poluição no “rio-mar”. Na ocasião, o vereador Nelson Souza (PCB) concluiu que o principal motivo do aumento da poluição era a falta de estrutura de saneamento básico adequada em Macapá. Chegaram até a cobrar mais investimentos por parte do poder público.

Tudo em vão. Quase doze meses depois, os monturos de lixo nas margens do rio Amazonas quase ultrapassam o muro de arrimo. E o odor insuportável desses detritos e dejetos é sentido à distância, depondo contra a imagem da cidade de Macapá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s