Caçador de Comunistas

Os arquivos do ex-chefe do CCC (Comando de Caça aos Comunistas)

Rubinete Chagas de Nazaré nunca negou sua atuação como agente da repressão no PA 

 
 

fac-símele
Matéria veiculada no Diário do Pará em 23 de outubro de 1994

O post acima foi inicialmente veiculado no site do jornalista Antônio Corrêa Neto, em meados do ano passado. Resolvi republicá-lo devido à uma confirmação que recebi de um antigo colega de redação, residente em Belém (PA), de que o ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI), Rubinete Chagas de Nazaré havia morrido cerca de 15 anos atrás. Segundo ele, o “Nelson dos Santos” brigou até o último instante de sua vida por uma aposentadoria federal – a que julgava-se merecedor – “pelos relevantes serviços prestados à Pátria”. O governo Fernando Henrique Cardoso agiu como os antecessores: ignorou as solicitações do “exterminador de comunistas”. Foi por intermédio do jornalista Olavo Dutra, à época diretor de redação do jornal Diário do Pará, que conheci Chagas de Nazaré. Recebi a pauta diretamente das mãos de Dutra, com a recomendação de “explorar ao máximo” o entrevistado. Tratava-se de uma importante fonte com altíssimo conhecimento “dos subterrâneos da ditadura militar” e que havia atuado em Belém, inclusive liderando o famigerado Comando de Caça aos Comunistas (CCC), cujo alvo principal fora o livreiro Raimundo Jinkings.

Quando cheguei à casa do ex-agente da repressão, fui recepcionado com extrema gentileza. Ele nos conduziu (a mim e ao repórter fotográfico Fernando Nobre, o “Passarinho”) a uma pequena sala cujos móveis e demais adereços (como quadros, vasos e esculturas) deixavam entrever certo ar de decadência. Nos acomodou em um estofado encardido, com braços e encosto carcomidos pelo uso excessivo e pediu para que esperássemos enquanto “procurava os documentos” que pretendia nos mostrar.

Manuseando a papelada, concluí pelo óbvio: realmente Rubinete Chagas de Nazaré havia, sim, trabalhado intensamente para os militares. E os relatos feitos por ele, em tom de desabafo e ressentimento, posteriormente foram checados junto a notórios militantes de esquerda em Belém, como o engenheiro agrônomo Humberto Cunha, preso político vítima de torturas nos porões do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Por quase uma semana, eu e “Passarinho” continuamos visitando aquele senhor “gentil” que nos apresentava pilhas e pilhas de documentos, incluindo recortes de jornais e revistas, e relatava suas façanhas na Guerrilha do Araguaia como se descrevesse um épico greco-romano. “Como vocês podem observar, fui um servidor dedicado e cumpridor dos meus deveres”, repetia ele após detalhar as ações que comandara contra supostos e declarados comunistas.

E até mesmo existe farto material veiculado na imprensa nacional mencionando Rubinete Chagas de Nazaré como “agente dos serviços de segurança”. Por exemplo, a revista ISTOÉ, edição de 24 de setembro de 1980, publicou matéria intitulada “Terrorismo e a causa gay” em que Chagas de Nazaré é citado pelo “ex-informante do DOPS”, Mário Sérgio Franco, na época conhecido ativista gay na capital paraense.

Mário Sérgio havia procurado parlamentares do PMDB para denunciar que estava sendo ameaçado de morte por agentes do governo, como mostra o fac-símile abaixo:

revista nacional
Reportagem da ISTOÉ de 24 de setembro de 1980
10 comentários em “Caçador de Comunistas

  1. EU NUCA FUI ATIVISTA GAY NA CAPITAL PARAENSE. NEM DE VIADO EU GOSTO. TENHO NOJO DESSES FILHOS DA PUTA E RAIVA DE QUEM ESCREVE MENTIRAS A MEU RESPEITO.
    ANTES DE FALR O QUE NÃO SABE PROCURE SABER A VERDADE. ESSE TIPO DE JORNALISMO MARROM, QUE SÓ QUER DETRATAR A IMAGEM DAS PESSOAS MERECE NOSSO REPÚFIO E INDIGNAÇÃO.
    msergiofranco@hotmail.com

  2. E NECESSÁRIO O BRASIL SABER DA VERDADE,REALMENTE DA VERADADE DOS SEQUESTRO DE AVIÃO
    DE POBRES CASTANHEIROS SEREM MUTILADOS ATÉ A MORTE POR TERRORISTAS GUERRILHEIROS
    PIOR QUE MUITOS FORAM IDENIZADOS COMO VITIMAS DO REGIME.
    MINHA MÃE FOI SEQUESTRADA NO AVIÃO EM 1970 LEVADA PARA CUBA,TEMPOS DEPOIS MORREU EM CONSEQUENCIA DESTE SEQUESTRO,E MINHA FAMILIA NUNCA REVINDICOU DINHEIRO DO GOVERNO,TIVE UM CARRO METRALHADO RECEBI DENUNCIAS MENTIROSAS,AGORA MESMO SOU DADO COMO MORTO SERÁ QUE SO VOCES FALAM A VERDADE.
    ESTOU COM 75 ANOS NÃO TEMO MEU PASSADO NEM TENHO VERGONHA DO MESMO TERIA SE TIVESSE
    ASSALTADO BANCOS,SEQUESTRADO AVIÃO TODAVIA DEFENDI A VERDADEIRA DEMOCRACIA.
    FALO DA VERDADEIRA DEMOCRACIA COMUNISMO NÃO É DEMOCRACIA.
    RUBINETE CHAGAS DE NAZARE

    1. Rubinete chagas de nazare,tú és SAFADO,eu o conheço a mais de 30 anos e sei de muitas sujeiras que evocê fez,inclusive tem envolvimento direto na morte da mulher da OAB no tempo da ditadura(sabe sobre detalhes).sei que ele torturou e matou pessoas no araguaya,pois ele proprio me falou e inclusive se gaba de ter feito inumeras ações terroristas na epoca.ele proprio me disse que cortava as mãos e a cabeça de alguns corpos para evitar uma futura identificação,ele diz que fez mas não vai pagar por isso por causa da anistia.ele foi o fundador do partido gay em belem do para,e disse que atualmente esta tentando emplacar na politica(inclusive seu filho ,betã ferraz de nazare era funcionario fantasma na prefeitura e recebia sem trabalhar a 3 anos,agora que mudou a prefeitura ele conseguiu pro filho dele trabalhar na santa casa sem fazer concurso . o rubinete sempre foi safado,inclusive eu estava com ele na presidente vargas há uns 20,25 anos,no milano quando ele extorquia pessoas que iam trocar dólar,ele se fazia de policia e tomava o dinheiro das pessoas.ele se passava por policia junto com um comparsa que sempre fazia o que ele mandava,o mario franco,que recentemente tem mandado mensagens falsas a mando do rubinete contra o DR.Alan rendeiro falando absurdos dele. O proprio rubinete me confessou que vai botar pra foder com o Alan, que não tem como chegar nele(a bomba vai cair nas costas do mario franco,como sempre,ele manda e o mario franco executa há mais de 20 anos)
      esse rubinete é tão pilantra que o seu proprio pai expulsou ele de sua casa,pois ele so queria saber de beber e arrumar confusão,isso todas as pessoas mais velhas da rua em que ele mora podem confirmar.o pai dele não aguentou ele e o expulsou de casa,tendo ele ido morar em uma vila proximo da doca.o pai dele .como era prefeito de ananindeua arrumou pra ele um trabalho de agrimensor,que ele nunca ia trabalhar,não queria nada com nada,motivo de seu pai o ter expulso de casa.ate que ele foi trabalhar como informante do governo,na ditadura militar.
      O rubinete já foi citado na policia inumeras vezes,e ate já foi preso pela policia federal.eu o conheço e posso afirmar que ele possui varias sujeiras.ja me vendeu arma de fogo,munição.ja desviou muita verba das lutas de boxe que ele era envolvido.ele tem uma labia impressionante,precisa ver o que ele fala do mario franco(na internet tem foto recente dos dois juntos e muito mais)ele disse que vai usar o mario pra denegrir o DR.Alan rendeiro e que vai negar tudo,como sempre dizendo que é idoso e nunca faria isso.o mario é vice presidente da federação do rubinete e é pau mandado dele.

    1. RESPOSTA PARA O COVARDE QUE ASSINA COMO FERNANDO MILITAR.EU, RUBINETE CHAGAS DE NAZARÉ,TE DESAFIO PARA ENCARAR-ME, E NÃO FICAR A SERVIÇO DE OUTROS COVARDES COMO TU..
      TUDO QUE FALAS DEVERIAS TER CORAGEM E DENUNCIAR NA JUSTIÇA, OU DIZER PARA MINHA PESSOA PESSOALMENTE–.COMO ÉS COVARDE– SO TENS CORAGEM PARA FALAR MENTIRAS AO TEU MODO .
      MORO NA RUA- BERNALDO COUTO Nº 692 EM BELEM DO PARA. PODERÁ ENCONTRA-ME CASO NÃO SEJAS COVARDE.JUNTAMENTE C OM TEU COMPARSA.
      RUBINETE CHAGAS DE NAZARE OBS- SO RESPONDEREI PARA TI COVARDE PESSOALMENTE.

      1. RESPOSTA PARA O COVARDE QUE ASSINA COMO FERNANDO MILITAR.EU, RUBINETE CHAGAS DE NAZARÉ,TE DESAFIO PARA ENCARAR-ME, E NÃO FICAR A SERVIÇO DE OUTROS COVARDES COMO TU..
        TUDO QUE FALAS DEVERIAS TER CORAGEM E DENUNCIAR NA JUSTIÇA, OU DIZER PARA MINHA PESSOA PESSOALMENTE–.COMO ÉS COVARDE– SO TENS CORAGEM PARA FALAR MENTIRAS AO TEU MODO .
        MORO NA RUA- BERNALDO COUTO Nº 692 EM BELEM DO PARA. PODERÁ ENCONTRA-ME CASO NÃO SEJAS COVARDE.JUNTAMENTE C OM TEU COMPARSA.
        RUBINETE CHAGAS DE NAZARE OBS- SO RESPONDEREI PARA TI COVARDE PESSOALMENTE.

  3. RESPONDENDO AINDA A ESTE (COVARDE) QUANDO FUI TRABALHAR NA SEGURANÇA NACIONAL PORQUE FUI REQUESITADO (TENHO DOCUMENTO)-NUNCA PRATIQUEI COVARDIA PORQUE TENHO 77 ANOS DE IDADE E AINDA POSSO TE ENCARAR NA PORRADA-NUNCA BEBI NA VIDA CANALHA PORQUE DESDE OS 15 ANOS PRATIQUEI ESPORTE INICIEI NO BOXE EM 1955 COVARDE.-ALGUEM ESTÁ TE PAGANDO MIGALHAS PARA DENIGRIR MINHA IMAGEM MAIS NÃO CONSEGUIRÁS PORQUE EU TE DESAFIO PARA UM ENCONTRO.
    CASO NÃO ACEITES ÉS UM COVARDE SAFADO SOMENTE UM POBRE COITADO A SERVIÇO DE ALGUEM.
    CANALHA E COVARDE COMO TU.
    EU-RUBINETE CHAGAS DE NAZARE.OBS- TE ESPERO ENCONTRAR PESSOALMENTE.

  4. CONTINUANDO,RESPONDENDO AO COVARDE DO FERNANDO MILITAR,SAIBAS QUE MARIO FRANCO EM 1980 ME DENUNCIOU NA ASSEMBLÉIA DO ESTADO QUE EU SERIA CAÇADOR DE COMUNISTA, O MESMO PEDIU ASILO POLITICO DENUNCIOU VARIAS AUTORIDADES EU RESPONDI PROCESSO POR ESTAS DENUNCIAS.
    DIZENDO QUE DENUNCIOU PORQUE FOI PAGO PELO PARTIDO ETC. EXISTE UM PROCESSO QUE TENHO EM MÃOS E QUE NADA FICOU PROVADO,AGORA SE O MESMO VEM FAZENDO DENUNCIAS CONTRA OS OUTROS ELE DEVE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE,PORQUE EU TERIA QUE MANDAR?
    MEUS PROBLEMAS EU RESOLVO CARA ACARA; NÃO TENHO E NUNCA TIVE MEDO DE NADA,COMO NÃO TENHO MEDO DE TE ENCARAR JUNTAMENTE COM TEU AMIGO,PARA MIM SÃO COVARDES E SAFADOS.
    TEU COSTUME É FAZER DENUNCIAS CONTRA OS OUTROS,E SEMPRE ALGUEM TE MANDOU.
    COVARDE CANALHA..
    RUBINETE CHAGAS DE NAZARE.—ME ENCONTRA E FALA NA MINHA CARA COVARDE.

  5. Meu nome é Paulo e trabalhei com o Betã na prefeitura de Belém,só tenho ha dizer q ele é uma ótima pessoa querido por todos e sempre foi um excelente funcionário e tbm nunca foi fantasma agora se ha pessoas que não gostam do Pai dele deveriam resolver isso com o mesmo e não querer atingir o rapaz. ele saiu da prefeitura como eu tbm sai,mas fantasma ele nunca foi inclusive tínhamos mas de 20 pessoas trabalhando juntas e ele sempre estávamos presente e cumprindo nosso deve,r mas acabou o contrato em novembro de 2012 e fomos exonerados tanto é que nossos nomes foram publicados no diario oficial… agora atingir uma pessoa por causa de outra que no caso acho que é seu pai é muita covardia.apenas me pronunciei a favor desse rapaz por que não gosto de injustiças.

    1. PAULO VOCÊ DEMONSTRA SER HOMEN,NÃO COVARDE, ESTE MARIO SERGIO FRANCO QUE FEZ DENUNCIA CONTRA ALLAN RENDEIRO,QUANDO CHAMADO NA POLICIA FALOU QUE EU TERIA MANDADO O MESMO FAZER,GEROU UM PROCESSO QUE FOI ARQUIVADO. PELA JUSTIÇA.EU JAMAIS MANDARIA O MARIO FRANCO DENUNCIAR ALGUEM EU MESMO DENUNCIO,PORQUE TENHO CORAGEM E NÃO TENHO MEDO NEM DO ALLAN NEM DO MARIO FRANCO.CONFIRMO LUTEI REALMENTE CONTRA TERRORISTAS NA GUERRILHA DO ARAGUÁIA, POR INTERMÉDIO DE DENUNCIAS FEITA PELO MARIO SERGIO FRANCO EM 1981,NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA,RESPONDI OUTRO PROCESSO QUE TAMBEM FOI PRECRITO,POR FALTA DE PROVAS.NUNCA CORTEI CABEÇA DE INIMIGO NENHUM,TODAVIA,DEVERIA MESMO TER FEITO, PELO QUE FIZERAM QUANDO SEQUESTRARAM MINHA MÃE E LEVARAM PARA CUBA EM 1970.ESTE ELEMENTO FERNANDO MILITAR,EU CONVIDEI PARA ENCONTRAR-ME JUNTAMENTE COM SEU COMPARSA,PASSOU O TEMPO E O COVARDE DESAPARECEU. ESTOU AGUARDANDO NOSSO ENCONTRO,CANALHA COVARDE..
      RUBINETE NAZARÉ VETERANO.

Deixe um comentário

