Arte Tucuju

As pinceladas convergentes de Wagner Ribeiro

O artista plástico transmutador dos cotidianos amazônidas

pintor do cotidiano
Obra do pintor Wagner Ribeiro retrata o antigo porto de Macapá

Ter a sensibilidade acurada para retratar as belezas naturais do Amapá é a principal característica do artista plástico Wagner Ribeiro, nascido há 48 anos no município de Serra do Navio. As obras dele são facilmente identificadas pelo uso comedido das cores na apreensão pictórica dos mais belos cenários amapaenses. Sem dúvida, Ribeiro vem contribuindo incansavelmente na consolidação da arte tucuju.

Dedicado às belas-artes, Wagner Ribeiro fez delas a sua profissão de fé, traduzindo, por meio de suas telas, todo o sentimento – e a relação – de um povo com sua história passada e presente. Ao apresentar a natureza através da visão singular do artista no interpretar do cotidiano, induz a profundas reflexőes sobre a importância do meio ambiente na vida do povo amapaense.

A produçăo do artista é toda voltada para a divulgação do Amapá. No entanto, a amplitude da obra dele reflete a preocupação com o homem amazônida e deixa entrever, da mesma forma, grande inquietude com o futuro da Amazônia. É assim que Ribeiro prefere desnudar-se nas exposiçőes que reliza Brasil afora. E a mensagem transmitida é bem clara: ou preserva para assegurar sobrevida à vida ou acelera o desmatamento e as queimadas e promove o auto-extermínio.

Anúncios

9 comentários em “Arte Tucuju

  1. Estudamos juntos na Escola de Vila de Amazonas, naquele tempo, o cara já monstrava na sala de aula belos desenhos. Wagner abração. Calixto..

    1. Obrigado meu amigo Carlos Calixto! Gostei do comentário.
      Vira e mexe, falo no teu nome. Nosso amigo Emanoel Reis do AMAPÁ EM DIA traduz com muita sensibilidade a valorização, não só do artista amapaense, mas de personalidades que realmente merecem ser lembradas. E o Pão Quentinho? Sempre que passo em direção ao Curiaú, lembro da sua pessoa. Abraço do amigo Wagner Ribeiro.

  2. Em 2003, pela minha passagem por Macapá, tive o privilégio de fazer uma exposição com ele: “Amazônia luz e cor”(nome da exposição).
    Muita luz , paz e felicidade do amigo:
    Macisste Costa

  3. Meu grande amigo Maciste! Por onde vc anda? Graças ao meu amigo Emano, um grande admirador da arte amapaense proporcionou esse contato. Obrigado pelos comentários. Vc também é uma fera no pincel. Meu cel. é (096)99039183. Aguardo seu contato. Abração!

  4. O artista plástico Wagner Ribeiro Faz parte de uma grande equipe de artistas Amapaenses e contribui com muita responsabilidade com a cultura local. As telas desse artista, retrata o sentimento e o olhar do povo tucujú. Parabéns!

  5. Meu grande amigo Emanoel Reis, fico muito grato pelos elogios,vc não tem a idéia como isso importante para o artista! Gostaria de informar que dia 16/11 (amanhã)estarei partindo para Brasília para participar junto com outro artista(Josaphat)da exposição ARTISTAS BRASILEIROS 2010 que acontece no Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional. A coletiva que reune mais de 60 artistas de todo o Brasil, tem início Dia 17/11 com um coquetel de abertura e a mostra vai até o dia primeiro de dez. Posso adicionar no dia do evento, algumas fotos para divulgação. Até lá.
    Wagner Ribeiro.

  6. INTERVENÇÃO NA ESCOLA DE ARTE CÃNDIDO PORTINARI. Vários artistas visuais e de outros seguimentos, decidiram intervir no prédio da escola que se encontra em pleno abandono a mais de 2 anos por falta de reforma. Nós artistas, informamos que a escola Cãndido Portinari é a única referência das artes plásticas que existe no Amapá, foi criadada pelo saudoso R. Peixe e fundada a mais de 37 anos. A Portinari formou vários artistas ao longo desses anos e que hoje são conhecidos nacionalmente e internacionalmente. Percebemos que a escola está em decadência e a Associação AMAPLAST tomou a iniciativa de intervir para que as autoridades tenham sensibilidade e respeito pela cultura amapaense. A ação teve início do dia do artista plástico e que coincidiu com o dia das mães. A intervenção vai durar até que se faça alguma coisa e que a escola é realmente a verdadeira “mãe” dos artistas. Faremos exposições e outras atrações todas as sextas-feiras no entorno e vale a pena dar uma passadinha por lá para conhecer novas produções dos artistas. Wagner Ribeiro.

  7. Acabei de criar meu blog. http://www.wagnerartesblogspot.com Este blog tem meu perfil, obras, exposições e deverei postar notícias ligado a arte e a cultura local. Meu caro amigo Emano, peço licença para usar seu espaço e divulgar meu trabalho.Obrigado e um grande abraço.

  8. wagner ribeiro, tenho um trabalho academico para fazer a respeito de sua vida e as obras feitas por vc, porém estou tendo dificuldade de encontrar -las. vc pode me mandar por email ou dar o site que posso encontrar tais obras. desde já muito obrigado (mande o mais rapido possível, para ontem)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s